Conheça mais sobre o Consórcio


 

É isso mesmo, juro zero! Essa é uma grande oportunidade de fazer aquisição do seu carro novo, ou da casa dos seus sonhos com parcelas inferiores das oferecidas pelos financiamentos, já que no consórcio só há incidência de taxa administrativa que trata de um percentual inferior ao dos juros oferecidos pelos bancos.

Como investir sem um grande capital guardado? Pois bem, o Sistema de Consórcios pode ser uma ótima oportunidade para você investir. Além de não comprometer o seu orçamento, pois não tem juros abusivos, essa é uma modalidade de compra programada.

“Mas se eu tiver o dinheiro para comprar à vista?”


A compra a vista é sempre a mais econômica, sem sombra de dúvidas. Porém, se demandar da respectiva quantia, você não ficará descapitalizado? Não seria melhor guardar esse dinheiro como uma forma de “seguro”, em caso de gastos imprevistos?

“Demora muito para receber o bem?” Não necessariamente!

Você é que decide o prazo para ser contemplado. Além dos sorteios mensais, no qual todos os consorciados em dia concorrem em iguais condições, o consorciado pode ofertar lances. Com o lance há a possibilidade de antecipar a contemplação.

Vale também perguntar-se: “Até quanto pagarei pela minha urgência?” Afinal de contas, outras formas de aquisição que entregam o bem imediatamente podem tornarem-se muito mais onerosas se comparadas com o consórcio.


Liberdade na hora da compra.

Com a Carta de Crédito em mãos, o consorciado tem a liberdade de escolher onde quer comprar o determinado bem. Somando-se o fato do nosso cliente ter o poder de compra a vista por conta da Carta de Crédito, há a possibilidade de negociar o melhor preço na hora da compra.


Passo a Passo.

Produtos que podem ser comprados via consórcio.


O consórcio tem por objetivo a compra de bens duráveis ou de serviços. Entre as modalidades, destacam-se os consórcios para a aquisição de imóveis, carros, motos e caminhões.


Consórcio:
É um grupo de pessoas (físicas ou jurídicas) que buscam adquirir o mesmo bem. Para isso, elas formam um grupo e depositam mensalmente o valor referente à parcela do consórcio em um fundo comum.

Administradora:
A Administradora é a empresa que oferece o serviço de consórcios e é responsável pelo gerenciamento dos grupos.

Carta de Crédito:
A carta de crédito corresponde ao valor do consórcio adquirido. Com essa carta, o cotista pode adquirir o bem em qualquer lugar do território nacional com o poder de compra à vista, o que permite uma melhor negociação com o vendedor na hora da compra.

Cota:
A cota é o número de identificação do cliente dentro de seu grupo e com o qual ele concorre na apuração da contemplação, nas assembleias mensais.

Banco Central:

A Administradora é regulamentada e fiscalizada pelo Banco Central, o que garante a segurança no negócio.

Planejamento na Compra:
No consórcio, não há um prazo estabelecido para o cliente obter a carta de crédito, é necessário que seja contemplado. Tanto o planejamento do consorciado, quando a sorte, influenciam na contemplação.

Assembleia:
Na assembleia mensal são apurados os nomes dos cotistas sorteados para a contemplação.

Lance:
O cotista pode ofertar um lance para antecipar a contemplação. Um carro usado pode servir de lance para os segmentos de automóveis e caminhões. No caso de imóveis, há situações em que o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pode ser utilizado.

De Comprador para Vendedor:
Se o participante optar por não seguir mais no consórcio, ainda pode renegociar ou vender a carta de crédito.

Se demorar para ser Sorteado:
Na pior das hipóteses, se o consorciado não realizar lance e for o último sorteado, terá acumulado capital semelhante ao de uma poupança. No entanto, a obrigação do pagamento das parcelas cria uma poupança forçada, o que evita débitos ocasionais.

Parcelas:
As parcelas do consórcio são isentas de juros, existe apenas a taxa administrativa, que é bem inferior, mas varia de acordo com cada administradora.

Mais Informações:
Mais informações podem ser obtidas com a Associação Brasileira de Administradoras de consórcio (Abac) pelo site www.abac.org.br


Lance

Lance (fixo, limitado, retido, fidelidade e diluído)*
Lance é um valor ofertado pelo cliente com o intuito de antecipar a sua contemplação. Todos os consorciados em dia com a parcela mensal podem efetuar lances, de acordo com as características do grupo ao qual participam. O lance é dividido nas seguintes modalidades:

Lance Livre:
O consorciado oferta a antecipação de quantas parcelas quiser. O maior lance é o vencedor.


Lance Limitado:
A partir de determinado período, são permitidos lances com um limite específico de parcelas. A cota contemplada será a que ofertar a maior quantidade de parcelas dentro do limite.


Lance Fixo:
Há ocasiões em que são admitidos lances fixos, ou seja, nessa modalidade concorrem apenas lances correspondentes aos valores pré-definidos pelo Grupo.


Lance Fidelidade:
É uma variação do lance fixo, mas no qual participam apenas os consorciados que não atrasaram as parcelas dos últimos 6 meses.


Lance Retido:
O lance retido é a modalidade na qual você utiliza seu carro como valor para lance.


Lance Diluído:
Ao invés de antecipar as parcelas, no lance diluído, o valor é utilizado para reduzir o valor mensal de cada parcela.


*Em caso de empate, o vencedor é definido por sorteio da Loteria Federal.

O QUE É UM GRUPO?

Grupo é uma sociedade de fato constituída por consorciados reunidos pela administradora para os fins estabelecidos pelo consórcio, qual seja, o da aquisição de bens móveis ou imóveis, por meio de autofinanciamento, com prazo de duração previamente estabelecido, cujo encerramento ocorrerá quando plenamente forem atendidos os seus objetivos.

O QUE SIGNIFICA COTA?

Cota é o número de identificação de cada consorciado participante no Grupo.


O QUE É TAXA DE ADMINISTRAÇÃO?


É a remuneração da Administradora pela formação, organização e administração do grupo de consórcio. A taxa é expressa no Contrato de Adesão.


QUAIS OS BENS QUE SE PODE ADQUIRIR ATRAVÉS DE CONSÓRCIO?

É possível a aquisição de praticamente qualquer bem, seja ele de fabricação nacional ou estrangeira, pois o Conórcio disponibiliza cartas de créditos dos mais variados valores para a aquisição de Automóveis, Motocicletas, Imóveis e Caminhões.


O QUE É FUNDO DE RESERVA? PARA QUE SERVE?

O Fundo de Reserva é a garantia da saúde financeira do Grupo. É um percentual pago na parcela e que irá servir para cobertura de eventual insuficiência de receita às assembleias de contemplação; para uma reserva financeira caso ocorra um nível de inadimplência no Grupo; para cobertura da devolução aos desistentes; para pagamento de débito do consorciado inadimplente, após esgotados todos os meios de cobrança. Cabe ressaltar também que a existência de eventual saldo do Fundo de Reserva, ao término das operações do Grupo é dividido entre todos os participantes, na proporção de sua contribuição.


O QUE É LANCE?

Lance é um valor ofertado pelo cliente com o intuito de antecipar a sua contemplação. Todos os consorciados em dia com a parcela mensal podem efetuar lances, de acordo com as características do grupo ao qual participam. Os lances estão divididos nas modalidades Livre, Limitado, Retido, Fixo e Fidelidade.


COMO POSSO USAR O FGTS NO CONSÓRCIO?

O uso do Fundo de Garantia Social (FGTS) é permitido para o consórcio de imóveis residenciais. Pode ser utilizado como lance ou para amortizar os valores das parcelas, mas precisa estar de acordo com as regras estabelecidas pelo Conselho Curador da Caixa Econômica Federal.


POSSO USAR MEU CARRO COMO LANCE?

Sim. No consórcio de carros e caminhões, de acordo com as regras da administradora, há a possibilidade de utilizar seu carro usado como lance.